Educação Visual 8º Ano
(EV8)

 


Em Educação Visual o aluno deverá ser estimulado a: .

· Explorar instrumentos de medição, riscadores, pintura e suportes para desenvolver traçados orientadores ou ideias para estudos formais/cromáticos.

· Aprender a utilizar lápis aguarela, guache, marcadores de feltro, e construir gradações de cores e manchas.

· Aprender que a mistura de certas cores originam outras cores. Produzir partindo das cores primárias as secundárias, terciárias e intermédias.

· Saber trabalhar em grupo . No trabalho em grupo, o aprender a gerir e fazer funcionar um grupo de trabalho são também competências que os alunos deverão desenvolver em Educação Visual. Para que tal aconteça os alunos deverão ser confrontados com o facto que para um grupo de trabalho funcionar eficazmente este deve de estar organizado internamente segundo uma hierarquia adequada. Para que os alunos se apercebam dessa realidade estes deverão de se organizar em grupo e, seguindo uma estratégia de funcionamento interna na qual cada elemento deverá de assumir diferentes funções, ser responsabilizado pelas mesmas, e poder experimentá-las todas, devendo estas de ser rotativas. Desta forma todos os elementos do grupo experimentarão o que é coordenar, assessorar e realizar tarefas obedecendo a ordens concretas. A forma como desempenham mais ou menos eficazmente o seu papel no grupo poderá afectar o resultado final do trabalho produzido. Essa consciência deverá exigir dos alunos uma igual entrega e responsabilidade no desempenho das suas funções independentemente de estarem acima ou abaixo na “escala de comando” vigente.